segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sempre continue...



Me peguei pensando em como é importante continuar. Como é importante não deixar de acreditar no que escolhemos, no que fazemos. É difícil vencer os obstáculos, vencer esse mundo cheio de opiniões desnecessárias, pessoas que estão sempre dispostas a criticar, criticar e criticar.

Tente continuar... Mesmo na dúvida, continue. Quando alguém não tem interesse em ser melhor, não tem interesse em descobrir as potencialidades que habitam o seu ser, é comum que sempre passe o próprio tempo criticando quem já escolheu um caminho a seguir. Pense bem, quando uma pessoa recebe muitas críticas é um sinal de que de alguma forma ela está chamando atenção. Se você simplesmente cuida da sua vida e passa o seu tempo buscando meios de conseguir o que você quer, sem passar por cima de ninguém ou criticar o caminho que os outros escolheram, talvez seja a hora de se perguntar se o problema é realmente você.

Há diversas teorias formuladas por psicólogos conceituados sobre as relações, sobre como temos pré-disposição em repetir as estruturas familiares. Se parar e olhar para o lado, perceberá que a maioria das pessoas ao seu redor são parecidas com as pessoas com as quais cresceu, e se você cresceu dentro de uma estrutura familiar que nunca te reconheceu ou admirou nada que você tenha feito, é natural que depois você se cerque de pessoas que funcionem dessa mesma forma. Podemos mudar de núcleo, mas andamos por aí repetindo a mesma história com personagens diferentes. Por isso é tão difícil a mudança ser aceita, por isso é tão difícil para as pessoas, aceitar que você quer seguir um caminho diferente.

Há quem tente te imitar, há quem não fique um dia sem te menosprezar e há pessoas que se sentem ameaçadas diante de suas qualidades. Mas, o que é importante mesmo, é você conseguir diferenciar as pessoas que querem que você tenha sucesso e as que estão do seu lado simplesmente pra pegar uma carona ou pra tentar te fazer desistir de alguma forma. Já parou pra pensar no por que você é tão importante pra algumas pessoas? Já se perguntou por que algumas pessoas simplesmente não deixam que você voe um pouco mais alto, e querem que você sempre fique ali parada do lado delas? Cuidado! Você pode tá fazendo papel de sombra.

Algumas pessoas são tão pequenas que precisam ficar do lado de alguém que brilhe para que as outras pessoas também as note, enquanto você se esforça para conseguir o que quer, para melhorar de alguma forma, elas estão ali, relaxando na sombra que você faz diante delas, sombra que não deixa que as outras pessoas vejam quem elas realmente são. Experimente sair do lugar, sair de perto, parar de fazer sombra e deixa-las expostas a claridade, observe o desespero e o quanto a sua presença é indispensável para tampar seus defeitos.

Não se deixe influenciar por quem quer que você sempre ande para trás, por quem não aceita que você não vai repetir as estruturas das quais saiu, por quem precisa que você fique por perto pra que não precise melhorar por si só, mas sim para que de alguma forma faça parte dos seus feitos. Continue e continue, o alvo está na sua frente, não perca tempo olhando para trás. É difícil manter o ritmo, continuar com segurança, mas seja como for, continue do jeito que der, mesmo que seja devagar.



Andréia Ribeiro Lemos

Um comentário:

  1. Meu Deus muito forte. A gente realmente precisa ouvir coisas desse tipo de vez em quando.Precisamos nos livrar do que nos faz mal e pesa para podermos seguir em frente com leveza. Arrasou, muito bom. Você escreve com uma verdade que espanta. Parece ate uma psicóloga falando. Acalma, diz a realidade.

    ResponderExcluir