quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Resignificando


"O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o." 
Carl Gustav Jung 

Independente do motivo, sofrer faz parte da vida. Perdas, derrotas e fracassos constituem a nossa caminhada, a busca pela felicidade é incessante, porém, ninguém conseguirá ser feliz se não souber lidar com os aspectos ruins da vida de maneira saudável.

Os extremos continuam dominando o mundo, ou uma pessoa simplesmente ignora tudo e não se deixa abater por nada ou entra numa tristeza absoluta onde felicidade nenhuma tem espaço. As pessoas tendem a se gabar por serem extremas, mas veja bem, ser intenso é um aspecto de personalidade, um aspecto bonito na minha opinião quando amadurecido e direcionado, mas em alguns momentos da vida, momentos que nos marcam de forma negativa, o que deve prevalecer é a calma, a reflexão sobre o acontecimento e a vontade de transformar esse sofrimento em algo.

Deixar pra lá nunca resolveu problema algum, ao contrário, o sofrimento que você ignora hoje vem amanhã com mais força. Desespero e revolta também nunca solucionaram nenhum problema, apenas fazem com que o sofrimento tome uma proporção maior. O que fazer? Aceite. Aceite a sua perda, as suas derrotas e os seus fracassos. Sofra com eles, sofra de forma consciente.

Sofrer é crescer, é aprender, é entender que as pessoas não são eternas, que não vamos vencer e nem acertar sempre, que somos seres limitados e que precisamos estar em constante mudança para evoluirmos. Pessoas que não sofrem não existem, todos temos os nossos problemas, o que diferencia uma pessoa da outra é a forma como os encara. 

Os obstáculos que são colocados a nossa frente podem fazer com que desistamos de algo ou mesmo de viver, mas, também podem fazer com que achemos uma nova forma de encarar a vida e seguir em frente. A escolha é sua.


Andréia Ribeiro Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário