sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Eterno Doar-se



Antes de mais nada, não me refiro a caridade. Doar significa transferir ao outro, transferir algo que você tem a oferecer. Quando procuramos o significado de tal palavra, na maioria dos dicionários a palavra "doar" se refere a transferência de algo bom, porém quando se trata das pessoas e das relações em que estas estão inseridas, doar-se refere-se simplesmente ao que uma pessoa tem para oferecer, sendo bom ou ruim.

Por quantas vezes você já se sentiu injustiçado dentro de uma relação? Seja esta relação uma relação familiar, de amizade ou amorosa, o que vem do outro é puramente o que ele tem. Nem todas as pessoas estão preocupadas com a forma como tratam o próximo, usam sua história e suas cicatrizes como desculpa, como justificativa para destratarem as pessoas com quem convivem. Mas veja bem, ninguém é obrigado a aceitar.

Há sempre dentro das relações um mecanismo de troca, se te respeito eu exijo respeito, se te compreendo eu exijo a sua compreensão também, porém o que sempre esquecemos é que não possuímos as mesmas origens, e que mesmo pessoas de uma mesma família possuem essências diferentes. Cada um carrega dentro de si tudo o que internalizou, todas as pessoas tem problemas e não existe nenhum tipo de régua especial que faça com que julguemos que o problema de uma pessoa é maior do que o de outra.

Ao internalizar uma situação temos duas opções, ou ficamos com todo o sofrimento e todas as coisas ruins desta ou escolhemos crescer, aprender com ela e refletir o suficiente para não passar pela mesma situação, ou em casos inevitáveis, que reflitamos para possuir uma postura diferente diante desta. A forma como enxergamos o mundo reflete em nossas ações.

Quando escolho ver somente o lado ruim de todas as situações e mesmo das pessoas, escolho viver de forma angustiante, estressante, dando as pessoas ao meu redor toda a minha angústia e estresse diariamente. Quando escolho aprender com cada situação que passo, escolho uma atitude serena onde independente do obstáculo manterei a calma, e consequentemente é isso o que passo para as pessoas.

Agora voltando ao significado, onde o doar se refere a coisas boas, não se sinta injustiçado por não receber toda a gentileza que você doa as pessoas, sinta-se privilegiado por ter em você sentimentos bons, por ter sabedoria e por refletir o suficiente para conseguir encarar seus problemas de cabeça erguida e sem se vitimizar. Não se esqueça que o que você carrega é tudo o que você tem, e que quem tem mais, sempre dará mais, mas, também não se esqueça que você não é obrigado a nada, muito menos a aceitar tudo o que as pessoas tem para te oferecer.


Andréia Ribeiro Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário